quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O telegrafo.

Samuel F. B. Morse inventou um telégrafo eletromagnético em 1832 e construiu uma versão experimental em 1835. Ele não construiu um sistema verdadeiramente prático até 1844, quando montou uma linha de Baltimore para Washington, D.C.
O telégrafo que Samuel Morse usou em sua primeira linha em 1844 era muito simples -- uma mola de aço em tira que podia ser pressionada contra um contato de metal. Alfred Vail, sócio de Morse, desenhou este aparelho, no qual o espaçamento era mais facilmente ajustável por causa de mudanças na tensão da mola. Foi usado na expansão do sistema telegráfico desde, talvez, o outono de of 1844 e certamente durante 1845.
Este modelo incorpora as características básicas do receptor de 1844. Acompanhava uma requisição para uma patente, obtida em 1849, na qual ele descrevia um método para marcas pontos e traços em papel.
Dez anos depois da construção da primeira linha telegráfica, quase 37.000 km de fios atravessam os Estados Unidos. A invenção afetou profundamente o desenvolvimento do Oeste, tornou as viagens de trem mais seguras e permitiu que homens de negócios conduzissem suas operações mais lucrativamente.

Satélite Geoestacionário

Os satélites geoestacionários são satélites que se encontram parados relativamente a um ponto fixo sobre a Terra, geralmente sobre a linha do equador. Como se encontram sempre sobre o mesmo ponto da Terra, os satélites geostacionários são utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas da Terra.
Um satélite que não é geoestacionário nunca está permanentemente sobre a mesma zona da Terra e por isso não pode ser utilizado sozinho para observar a mesma região, porém os satélites da série Molniya adotam órbitas de alta excentricidade e inclinação, de modo que na maior parte do tempo eles ficam aparemente parados sobre pontos de alta latitude.
Um ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular. Os satélites artificiais existentes descrevem as mais diversas órbitas. Grande parte dos satélites não são geoestacionários e descrevem várias órbitas por dia. A órbita dos satélites pode ser determinada pela altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida. Quanto mais alta for a órbita de um satélite menor é a sua velocidade angular.
A altitude para se colocar o satélite é de 35.786 km, onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.
Se a Terra fosse perfeitamente esférica, a única posição geoestacionária seria sobre o equador. No caso real, a assimetria na distribuição das massas entre os hemisférios faz com que os satélites geoestacionários devam ser posicionados levemente fora do equador
Além disso, a irregularidade do campo gravitacional terrestre, junto com perturbações orbitais (tanto gravitacionais, como as atrações da Lua e do Sol, quanto forças não-inerciais, como a pressão da radiação solar) obrigam que a posição seja periodicamente corrigida, através de manobras orbitais.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Código morse

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse e Alfred Vail em 1835, criadores do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímãs que funcionam para emissão ou recepção de sinais.


Funciona através de quantodades de pontos e tamanho dos pontos, quer seja eles sonoros ou visuais.
A .- B -... C -.-. D -.. E . F ..-. G --. H .... 

I .. J .--- K -.- L .-.. M -- N -. O --- P .--.
Q --.- R .-. S ... T - U ..- V ...- W .-- X -..- 
Y -.-- Z --.. Ä .-.- Á .--.- Ñ --.-- Ö ---. Ü ..-- Ch ----
Å .--.- É ..-.. 
Essas são as letras e a representação delas em visual. Para transforma-las em som ou em luz para se comunicar com alguém 
basta seguir o tracinho, se é longo o som é mais longo, se é só um ponto então só um ponto de som se é uma longa e uma curta. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estatistica

Quantos dias por semana você usa o telefone? Julia : 7 dias
                                                                         Isabela: 7 dias
                                                                         Amanda: 7 dias

Quantos dias por semana você usa o rádio?  Julia: Não uso rádio
                                                                      Isabela: 7 dias
                                                                      Amanda: 1 dia

Quantos dias por semana você usa a TV? Julia: 7 dias
                                                                Isabela: 5 dias
                                                                Amanda: 6 dias

Quantos dias por semana você usa a internet? Julia: 7 dias
                                                                Isabela: 7 dias
                                                                Amanda: 1 dia

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rádio - Jovem Pan

A Jovem é uma rádio com a programação alternativa, com músicas do estilo Pop, nacionais e internacionais. É a rádio de maior audiencia do Brasil, e é conhecida pelas suas promoções, que levam os seus ouvintes para shows no Brasil e fora daqui.
No site oficial da Rádio (http://www.radiojovempan.com.br/) tem a sua programação, suas promoções e tudo que ela tem a oferecer.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quem criou o avião?

A polemica é a de sempre: quem criou o avião? Brasileiros irão responder Alberto Santos Dumont e os Americanos os irmãos Grinch. Bom sendo brasileira ou não, defendo que foi sim Santor Dumont. Em vários lugares, tanto em sites (confiavéis) ou em livros, o inventor foi ele. Estudos, gravações, fotos, rascunhos e desenhos comprovam que Santos Dumont é sim o pai da aviação. Porém o mais importante não é o que nós achamos mais sim respeitar a opinião e o argumento dos outros.

O disco de vinil.

O disco de vinil, foi desenvolvido na decada de 50 para reprodução musical, e ultilizava material plastivo vinil (por isso seu nome), geralmente de cor preta, e registra informaçãos de audio, que podem ser reproduzidas atraves de um toca-discos.

O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário.Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico. Este sinal elétrico é posteriormente amplificado e transformado em som audível a musica

O vinil, é muito delicado, então qualquer arranhão pode comprometer a qualidade sonora, os discos precisam ser limpos sempre e estar livre de poeira, ser guardados sempre na posição vertical e dentro de uma capa ou envelope de potreção.


 Tipos
Durante o seu apogeu, os discos de vinil foram produzidos sob diferentes formatos:

  •     LP: abreviatura do inglês Long Play (conhecido na indústria como, Twelve inches--- ou, "12 polegadas" (em português) ). Disco com 31 cm de diâmetro que era tocado a 33 1/3 rotações por minuto. A sua capacidade normal era de cerca de 20 minutos por lado. O formato LP era utilizado, usualmente, para a comercialização de álbuns completos. Nota-se a diferença entre as primeiras gerações dos LP que foram gravadas a 78 RPM (rotações por minuto).
  •     EP: abreviatura do inglês Extended Play. Disco com 17 cm de diâmetro e que era tocado, normalmente, a 45 RPM. A sua capacidade normal era de cerca de 8 minutos por lado. O EP normalmente continha em torno de quatro faixas.
  •      Single ou compacto simples: abreviatura do inglês Single Play (também conhecido como, seven inches ou, "7 polegadas" (em português) ); ou como compacto simples. Disco com 17 cm de diâmetro, tocado usualmente a 45 RPM (no Brasil, a 33 1/3 RPM). A sua capacidade normal rondava os 4 minutos por lado. O single era geralmente empregado para a difusão das músicas de trabalho de um álbum completo a ser posteriormente lançado .
  •     Máxi: abreviatura do inglês Maxi Single. Disco com 31 cm de diâmetro e que era tocado a 45 RPM. A sua capacidade era de cerca de 12 minutos por lado
Fonte: Wikipedia - Google




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Televisão.


A primeira televisão surgiu no ano de 1923. Era rústica e era como rádios, com um disco giratório mecânico, que produzia uma imagem vermelha, do tamanho de um selo postal, e seu tamanho era grande.
Com o tempo, a televisão passou a ser preta e branca, e a com cores surgiu no ano de 1954 na rede norte americana NBC, e seu porte ainda era grande, porém com a resolução não muito boa.
Com o tempo, as cores melhoraram e seu tamanho foi diminuindo, até as televisões que existem hoje, que são finas e possuem imagem em HD. Segue a imagem com a história das emissoras de televisão.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chimpanzé

       

         Muitos dizem que os seres humanos se desenvolveram do macaco (chimpanzé) porém poucos sabem que essa informação é falsa. Os seres humanos e os macacos possuem apenas, um ancestral em comum. Assim como o homem o Chimpanxé consegue reconhecer sua própria imagem no espelho e aprender certos tipos de linguagens como a dos sinais.
     Como o seu habitat natural vem sendo cada vez mais destruido, e o chimpanzé, vem sendo muito caçado, o numero deles, vem diminuindo cada vez mais. Eles podem ser encontrados nos bosques e florestas da Africa.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trem


Historia:

Newton deixou no ano de 1680 a descrição de um aparelho que podia mover um veiculo coma a força expansiva do vapor, ninguém posteriormente, nem o próximo Newton tratou de levá-lo em prática.
Assim Newton, foi apenas, o precursor do trem movido pela força do vapor.
A honra da primeira experiência do locomotor francês Cugnot (1725-1805), militar e engenheiro, construiu a maquina a vapor para o transporte de munições.
Após varias tentativas fracassadas o engenheiro inglês Trevithick (1771-1833) construiu a primeira locomotiva a por. Mas as autoridades o intimaram a suspender aquele “Diabólico empreendimento”.
Mas, agora, ninguém mais poderia ficar indiferente de tantas magníficas invenções Trevithick foi convidado por uma companhia mineira para fabricar um veiculo movido a vapor, a fim de transportar o carvão para fora dos poços. O genial inventor adotou trilho, que conferiram velocidade e estabilidades à locomotiva. Na mina, onde foi usado o primeiro veiculo a vapor, trabalhava Jorge Stephenson, que logo compreendeu que aquela maquina algum dia, poderia transpor montanhas e atravessar infindas planícies.
Jorge Stephenson após longas experiências conseguiu obter a tração a vapor, com veículos sobre rodas metálicas.
Nascia assim, “a ferrovia”. Em 1829, era inaugurada a estrada Liverpool – Massachuster.
Stephenson, tornando rico e célebre e teve seu filho Roberto um precioso colaborador em uma grande oficina.
O Trem, vencendo a desconfiança dos homens começou a transpor montes e vales, tal como previa Stephenson.
Estradas de ferro foram construídas nas mais distantes regiões. Operários e engenheiros trabalhavam de armas em punho, a fim de combater índios e latifundiários que não estavam satisfeitos.
Aqui no Brasil a construção da Noroeste (primeira estrada ferroviária) também custou muitas vidas, devidos ataques dos índios e febre de águas estagnadas.
A transiberiana estrada de ferro mais extensa do mundo, através da Sibéria, ela une Moscou a Vladivostock, no mar do Japão.

Este Trem movido a vapor (carvão) era conhecido popularmente como Maria Fumaça

As poucas eram as mulheres que se arriscavam a viajar nestes trens, a Rainha Vitória ousou enfrentar sua primeira viagem. Em 1853 já quando a fama da ferrovia percorria todas as nações adiantadas da Europa.
Esses Trens viajavam quilômetros e quilômetros entrando por túneis e montes.
Antes de encerramos este transporte ferroviário movido a vapor vamos procurar descreve-lo: Trem “No transporte ferroviário, uma composição ferroviária, trem ou comboio consiste em um ou vários veículos (carruagens ou vagões), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituído pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.
Hoje nos trilhos de paises civilizados quando a eletricidade veio substituir o vapor correm trens que são verdadeiros Hotéis sobre rodas, onde o passageiro alem de permanecer de acomodamente sentado pode se servir de rádios, cinema, televisão e etc.
Há paises desenvolvidos que possuem trens de uma só roda que possuem velocidade de 200 km por hora.
Com tantos progressos que tem havido em todos os setores industriais, o que será que podemos esperar do futuro ferroviário, já que a mete humana é imprevisível?

Fontes:
Enciclopédia ilustrada FORMAR volume 6
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
Enciclopédia ilustrada Barsa

Internet:

Imagens:
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3345/3209666734_e4bb59f888.jpg&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/10669810%40N03/3209666734/&usg=__a3AqHdPY1mgnI0w1usqPc50BV6Y=&h=326&w=500&sz=149&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=345ZtswN8Ky7mM:&tbnh=140&tbnw=195&ei=Gh71TavcJYeo0AG5g8nsDA&prev=/search%3Fq%3Dtrem%2Bmaria%2Bfuma%25C3%25A7a%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D629%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=334&vpy=131&dur=258&hovh=181&hovw=278&tx=152&ty=110&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&biw=1024&bih=629

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Da locomotiva ao foguete


   *Tudo começou com o inicio do motor a vapor:

    Primeiras locomotivas a motor mecânico existentes (iniciou-se com o trem).


   Com o passar dos tempos as locomotivas foram evoluindo e se desenvolvendo, e cada vez mais passava a se tornar uma parte fundamental no dia a dia das pessoas:


   Essas locomotivas evoluíram tanto que se desenvolveram barcos e navios:


     A invenção do primeiro avião (14 bis):



Os tempos passaram e muitas mudanças ocorreram:

Com o decorrer dos anos, muito tempo depois, começou a se desenvolver muitas locomotivas novas e bem melhores que as antigas (as novas locomotivas hoje são):






   As evoluções foram tanta que hoje em dia podemos fazer o homem chegar ao espaço através dos FOGUETES :



O motor a vapor, foi uma revolução nos meios de transporte do mundo todo e ao mesmo tempo, teve papel principal na primeira revolução industrial. Atualmente ele pode sim, não ser tanto usado e estar perdendo lugar para as tecnologias, mas antigamente, era importante e essencial para a locomoção. Foi criada em 1705 por Thomas Newcomen, mas grades melhorias, foram feitas apenas por James Watt em 1769 (o mesmo criador das lampadas de watts)
O foguete, na época que foi criado, funcionava como uma especie de ‘fogos de artificio’ nada semelhante a sua finalidade atual. Foi criado na China, e só depois, no inicio do século, que o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky, defendeu a idéia que o foguete seria capaz de chegar ao espaço. Como prova de que isso era verdade em 1926 o primeiro foguete foi ao espaço, lançado por um americano (Robert Goddard). Mas o grande avanço dessa tecnologia, ocorreu apenas na decada de 30 com o desenvolvimento do foguete V2, por militares alemãs.
Entre essas duas máquinas da locomoção que marcaram história, existem também, o navio, usado mais para grandes exportações e importações, e o trem, que no inicio da história, foi ultilizado para o transporte das mercadorias até os portos, já que na época, era a máquina mais veloz que existia.


Fontes:
http://www.sotofilhos.com.br/biblioteca/Noticias/HISTORIA%20DO%20MOTOR%20ELETRICO
http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-a-vapor
http://www.observatorio.ufmg.br/pas14.htm

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maquina a vapor

      Há muito tempo, o homem vem se aperfeiçoando para que a humanidade se desenvolva em todos os setores, não deixando de lado o que é muito utilizado, que são as maquinas.   Para o avanço dessas máquinas houve necessidade do aperfeiçoamento da essência delas: o motor.
      Motor: aparelho capaz de transformar diretamente a energia térmica em energia mecânica, através de impulsão, como o caso das maquina a vapor, cuja energia mecânica é feita através da expansão do vapor de água.
     As maquina a vapor possuem êmbolos que se deslocam e se movimentam através da pressão adquirida pelo vapor de água, com, por exemplo, de grandes potencias.  Esse vapor de água, também pode ser empregado em potentes locomotivas, gigantescos transatlânticos e muitas outras maquinas que são comandadas por este vapor.
    Os navios a vapor passaram a oferecer alem de transportes Econômicos e seguros, também muito rápidos.

Como funciona a maquina a vapor

*Através da imagem abaixo podemos observar que:









A válvula corrediça é responsável por permitir que o vapor em alta pressão entre em qualquer lado do cilindro. A haste de comando da válvula é geralmente conectada a uma ligação com a cruzeta, de modo que seu movimento faça a válvula funcionar deslizando.
    A maquina a vapor não cria energia, utiliza o vapor para a energia produzir calor liberada pela queima de combustível em movimentos de rotação e movimento alternando. Uma máquina a vapor possui uma fornalha (parte da maquina onde arde combustível), na qual se queimam carvão, óleo, madeira e outros combustíveis para produzir calor. Uma maquina a vapor possuía caldeira (recipiente de metal que aquece água produzindo vapor).


*Veja a imagem a seguir:








Revolução Industrial

      A Revolução propriamente dita isto é a do século XVII e XIX que caracteriza na metalurgia pela introdução do combustível que se obtém pela redução do carvão de pedra em vaso fechado e utilização da maquina a vapor da mineração e na laminação (chapa fina de metal), antes o vapor era somente utilizado em barcos mercantil, navio, trens, etc.
     Na indústria têxtil houve a invenção de maquinas, ora no setor da fiação,ora no setor de tecelagem utilizando algumas já o vapor ,alem de novos métodos e matérias que iam sendo utilizados.
      Posteriormente, houve uma nova revolução industrial, depois da 2°Guerra Mundial (século XX) em que a maquina a vapor foram sendo substituídas pela fabricação de mercadorias por maquinas movidas por energia de fontes naturais.

História

    Herão matemático e físico que viveu na Alexandria, Egito, descreveu a primeira maquina a vapor conhecida em 120 a.C. Entretanto a maquina não realizava nenhum trabalho útil.
     Dênis Papin, físico francês, expôs em 1690 uma idéia que se constituiu o ponto de partida para aqueles que inventaram a maquina a vapor.
    Em 1698 Thomas Savery, mecânico inglês patenteou a primeira maquina a vapor realmente útil.
     Em 1712 Thomas Newcomen e James Watt fizeram grandes melhorias nas maquinas a vapores.


Fontes
Internet:


Livros:

Enciclopédia Barsa volume 12 página 64 e volume 9 página 347

Imagens: