Historia:
Newton deixou no ano de 1680 a descrição de um aparelho que podia mover um veiculo coma a força expansiva do vapor, ninguém posteriormente, nem o próximo Newton tratou de levá-lo em prática.
Assim Newton, foi apenas, o precursor do trem movido pela força do vapor.
A honra da primeira experiência do locomotor francês Cugnot (1725-1805), militar e engenheiro, construiu a maquina a vapor para o transporte de munições.
Após varias tentativas fracassadas o engenheiro inglês Trevithick (1771-1833) construiu a primeira locomotiva a por. Mas as autoridades o intimaram a suspender aquele “Diabólico empreendimento”.
Mas, agora, ninguém mais poderia ficar indiferente de tantas magníficas invenções Trevithick foi convidado por uma companhia mineira para fabricar um veiculo movido a vapor, a fim de transportar o carvão para fora dos poços. O genial inventor adotou trilho, que conferiram velocidade e estabilidades à locomotiva. Na mina, onde foi usado o primeiro veiculo a vapor, trabalhava Jorge Stephenson, que logo compreendeu que aquela maquina algum dia, poderia transpor montanhas e atravessar infindas planícies.
Jorge Stephenson após longas experiências conseguiu obter a tração a vapor, com veículos sobre rodas metálicas.
Nascia assim, “a ferrovia”. Em 1829, era inaugurada a estrada Liverpool – Massachuster.
Stephenson, tornando rico e célebre e teve seu filho Roberto um precioso colaborador em uma grande oficina.
O Trem, vencendo a desconfiança dos homens começou a transpor montes e vales, tal como previa Stephenson.
Estradas de ferro foram construídas nas mais distantes regiões. Operários e engenheiros trabalhavam de armas em punho, a fim de combater índios e latifundiários que não estavam satisfeitos.
Aqui no Brasil a construção da Noroeste (primeira estrada ferroviária) também custou muitas vidas, devidos ataques dos índios e febre de águas estagnadas.
A transiberiana estrada de ferro mais extensa do mundo, através da Sibéria, ela une Moscou a Vladivostock, no mar do Japão.
As poucas eram as mulheres que se arriscavam a viajar nestes trens, a Rainha Vitória ousou enfrentar sua primeira viagem. Em 1853 já quando a fama da ferrovia percorria todas as nações adiantadas da Europa.
Esses Trens viajavam quilômetros e quilômetros entrando por túneis e montes.
Antes de encerramos este transporte ferroviário movido a vapor vamos procurar descreve-lo: Trem “No transporte ferroviário, uma composição ferroviária, trem ou comboio consiste em um ou vários veículos (carruagens ou vagões), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituído pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.Hoje nos trilhos de paises civilizados quando a eletricidade veio substituir o vapor correm trens que são verdadeiros Hotéis sobre rodas, onde o passageiro alem de permanecer de acomodamente sentado pode se servir de rádios, cinema, televisão e etc.
Há paises desenvolvidos que possuem trens de uma só roda que possuem velocidade de
Com tantos progressos que tem havido em todos os setores industriais, o que será que podemos esperar do futuro ferroviário, já que a mete humana é imprevisível?
Fontes:
Enciclopédia ilustrada FORMAR volume 6
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
Enciclopédia ilustrada Barsa
Internet:
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3345/3209666734_e4bb59f888.jpg&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/10669810%40N03/3209666734/&usg=__a3AqHdPY1mgnI0w1usqPc50BV6Y=&h=326&w=500&sz=149&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=345ZtswN8Ky7mM:&tbnh=140&tbnw=195&ei=Gh71TavcJYeo0AG5g8nsDA&prev=/search%3Fq%3Dtrem%2Bmaria%2Bfuma%25C3%25A7a%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D629%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=334&vpy=131&dur=258&hovh=181&hovw=278&tx=152&ty=110&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&biw=1024&bih=629
Nenhum comentário:
Postar um comentário