Maquina a vapor
Há muito tempo, o homem vem se aperfeiçoando para que a humanidade se desenvolva em todos os setores, não deixando de lado o que é muito utilizado, que são as maquinas. Para o avanço dessas máquinas houve necessidade do aperfeiçoamento da essência delas: o motor.
Motor: aparelho capaz de transformar diretamente a energia térmica em energia mecânica, através de impulsão, como o caso das maquina a vapor, cuja energia mecânica é feita através da expansão do vapor de água.
As maquina a vapor possuem êmbolos que se deslocam e se movimentam através da pressão adquirida pelo vapor de água, com, por exemplo, de grandes potencias. Esse vapor de água, também pode ser empregado em potentes locomotivas, gigantescos transatlânticos e muitas outras maquinas que são comandadas por este vapor.
Os navios a vapor passaram a oferecer alem de transportes Econômicos e seguros, também muito rápidos.
Como funciona a maquina a vapor
*Através da imagem abaixo podemos observar que:
A válvula corrediça é responsável por permitir que o vapor em alta pressão entre em qualquer lado do cilindro. A haste de comando da válvula é geralmente conectada a uma ligação com a cruzeta, de modo que seu movimento faça a válvula funcionar deslizando.
A maquina a vapor não cria energia, utiliza o vapor para a energia produzir calor liberada pela queima de combustível em movimentos de rotação e movimento alternando. Uma máquina a vapor possui uma fornalha (parte da maquina onde arde combustível), na qual se queimam carvão, óleo, madeira e outros combustíveis para produzir calor. Uma maquina a vapor possuía caldeira (recipiente de metal que aquece água produzindo vapor).
*Veja a imagem a seguir:
Revolução Industrial
A Revolução propriamente dita isto é a do século XVII e XIX que caracteriza na metalurgia pela introdução do combustível que se obtém pela redução do carvão de pedra em vaso fechado e utilização da maquina a vapor da mineração e na laminação (chapa fina de metal), antes o vapor era somente utilizado em barcos mercantil, navio, trens, etc.
Na indústria têxtil houve a invenção de maquinas, ora no setor da fiação,ora no setor de tecelagem utilizando algumas já o vapor ,alem de novos métodos e matérias que iam sendo utilizados.
Posteriormente, houve uma nova revolução industrial, depois da 2°Guerra Mundial (século XX) em que a maquina a vapor foram sendo substituídas pela fabricação de mercadorias por maquinas movidas por energia de fontes naturais.
História
Herão matemático e físico que viveu na Alexandria, Egito, descreveu a primeira maquina a vapor conhecida em 120 a .C. Entretanto a maquina não realizava nenhum trabalho útil.
Dênis Papin, físico francês, expôs em 1690 uma idéia que se constituiu o ponto de partida para aqueles que inventaram a maquina a vapor.
Em 1698 Thomas Savery, mecânico inglês patenteou a primeira maquina a vapor realmente útil.
Em 1712 Thomas Newcomen e James Watt fizeram grandes melhorias nas maquinas a vapores.
Fontes
Internet:
Livros:
Enciclopédia Barsa volume 12 página 64 e volume 9 página 347
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário