quinta-feira, 23 de junho de 2011

Chimpanzé

       

         Muitos dizem que os seres humanos se desenvolveram do macaco (chimpanzé) porém poucos sabem que essa informação é falsa. Os seres humanos e os macacos possuem apenas, um ancestral em comum. Assim como o homem o Chimpanxé consegue reconhecer sua própria imagem no espelho e aprender certos tipos de linguagens como a dos sinais.
     Como o seu habitat natural vem sendo cada vez mais destruido, e o chimpanzé, vem sendo muito caçado, o numero deles, vem diminuindo cada vez mais. Eles podem ser encontrados nos bosques e florestas da Africa.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trem


Historia:

Newton deixou no ano de 1680 a descrição de um aparelho que podia mover um veiculo coma a força expansiva do vapor, ninguém posteriormente, nem o próximo Newton tratou de levá-lo em prática.
Assim Newton, foi apenas, o precursor do trem movido pela força do vapor.
A honra da primeira experiência do locomotor francês Cugnot (1725-1805), militar e engenheiro, construiu a maquina a vapor para o transporte de munições.
Após varias tentativas fracassadas o engenheiro inglês Trevithick (1771-1833) construiu a primeira locomotiva a por. Mas as autoridades o intimaram a suspender aquele “Diabólico empreendimento”.
Mas, agora, ninguém mais poderia ficar indiferente de tantas magníficas invenções Trevithick foi convidado por uma companhia mineira para fabricar um veiculo movido a vapor, a fim de transportar o carvão para fora dos poços. O genial inventor adotou trilho, que conferiram velocidade e estabilidades à locomotiva. Na mina, onde foi usado o primeiro veiculo a vapor, trabalhava Jorge Stephenson, que logo compreendeu que aquela maquina algum dia, poderia transpor montanhas e atravessar infindas planícies.
Jorge Stephenson após longas experiências conseguiu obter a tração a vapor, com veículos sobre rodas metálicas.
Nascia assim, “a ferrovia”. Em 1829, era inaugurada a estrada Liverpool – Massachuster.
Stephenson, tornando rico e célebre e teve seu filho Roberto um precioso colaborador em uma grande oficina.
O Trem, vencendo a desconfiança dos homens começou a transpor montes e vales, tal como previa Stephenson.
Estradas de ferro foram construídas nas mais distantes regiões. Operários e engenheiros trabalhavam de armas em punho, a fim de combater índios e latifundiários que não estavam satisfeitos.
Aqui no Brasil a construção da Noroeste (primeira estrada ferroviária) também custou muitas vidas, devidos ataques dos índios e febre de águas estagnadas.
A transiberiana estrada de ferro mais extensa do mundo, através da Sibéria, ela une Moscou a Vladivostock, no mar do Japão.

Este Trem movido a vapor (carvão) era conhecido popularmente como Maria Fumaça

As poucas eram as mulheres que se arriscavam a viajar nestes trens, a Rainha Vitória ousou enfrentar sua primeira viagem. Em 1853 já quando a fama da ferrovia percorria todas as nações adiantadas da Europa.
Esses Trens viajavam quilômetros e quilômetros entrando por túneis e montes.
Antes de encerramos este transporte ferroviário movido a vapor vamos procurar descreve-lo: Trem “No transporte ferroviário, uma composição ferroviária, trem ou comboio consiste em um ou vários veículos (carruagens ou vagões), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho, para transportarem pessoas ou carga de um lado para outro, segundo uma rota previamente planeada. A linha ou trilho, normalmente é constituído pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética (maglev). A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade (automotora) auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.
Hoje nos trilhos de paises civilizados quando a eletricidade veio substituir o vapor correm trens que são verdadeiros Hotéis sobre rodas, onde o passageiro alem de permanecer de acomodamente sentado pode se servir de rádios, cinema, televisão e etc.
Há paises desenvolvidos que possuem trens de uma só roda que possuem velocidade de 200 km por hora.
Com tantos progressos que tem havido em todos os setores industriais, o que será que podemos esperar do futuro ferroviário, já que a mete humana é imprevisível?

Fontes:
Enciclopédia ilustrada FORMAR volume 6
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
Enciclopédia ilustrada Barsa

Internet:

Imagens:
Enciclopédia ilustrada TRÓPICO volume 2
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3345/3209666734_e4bb59f888.jpg&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/10669810%40N03/3209666734/&usg=__a3AqHdPY1mgnI0w1usqPc50BV6Y=&h=326&w=500&sz=149&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=345ZtswN8Ky7mM:&tbnh=140&tbnw=195&ei=Gh71TavcJYeo0AG5g8nsDA&prev=/search%3Fq%3Dtrem%2Bmaria%2Bfuma%25C3%25A7a%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D629%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=334&vpy=131&dur=258&hovh=181&hovw=278&tx=152&ty=110&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:1,s:0&biw=1024&bih=629

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Da locomotiva ao foguete


   *Tudo começou com o inicio do motor a vapor:

    Primeiras locomotivas a motor mecânico existentes (iniciou-se com o trem).


   Com o passar dos tempos as locomotivas foram evoluindo e se desenvolvendo, e cada vez mais passava a se tornar uma parte fundamental no dia a dia das pessoas:


   Essas locomotivas evoluíram tanto que se desenvolveram barcos e navios:


     A invenção do primeiro avião (14 bis):



Os tempos passaram e muitas mudanças ocorreram:

Com o decorrer dos anos, muito tempo depois, começou a se desenvolver muitas locomotivas novas e bem melhores que as antigas (as novas locomotivas hoje são):






   As evoluções foram tanta que hoje em dia podemos fazer o homem chegar ao espaço através dos FOGUETES :



O motor a vapor, foi uma revolução nos meios de transporte do mundo todo e ao mesmo tempo, teve papel principal na primeira revolução industrial. Atualmente ele pode sim, não ser tanto usado e estar perdendo lugar para as tecnologias, mas antigamente, era importante e essencial para a locomoção. Foi criada em 1705 por Thomas Newcomen, mas grades melhorias, foram feitas apenas por James Watt em 1769 (o mesmo criador das lampadas de watts)
O foguete, na época que foi criado, funcionava como uma especie de ‘fogos de artificio’ nada semelhante a sua finalidade atual. Foi criado na China, e só depois, no inicio do século, que o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky, defendeu a idéia que o foguete seria capaz de chegar ao espaço. Como prova de que isso era verdade em 1926 o primeiro foguete foi ao espaço, lançado por um americano (Robert Goddard). Mas o grande avanço dessa tecnologia, ocorreu apenas na decada de 30 com o desenvolvimento do foguete V2, por militares alemãs.
Entre essas duas máquinas da locomoção que marcaram história, existem também, o navio, usado mais para grandes exportações e importações, e o trem, que no inicio da história, foi ultilizado para o transporte das mercadorias até os portos, já que na época, era a máquina mais veloz que existia.


Fontes:
http://www.sotofilhos.com.br/biblioteca/Noticias/HISTORIA%20DO%20MOTOR%20ELETRICO
http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-a-vapor
http://www.observatorio.ufmg.br/pas14.htm

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maquina a vapor

      Há muito tempo, o homem vem se aperfeiçoando para que a humanidade se desenvolva em todos os setores, não deixando de lado o que é muito utilizado, que são as maquinas.   Para o avanço dessas máquinas houve necessidade do aperfeiçoamento da essência delas: o motor.
      Motor: aparelho capaz de transformar diretamente a energia térmica em energia mecânica, através de impulsão, como o caso das maquina a vapor, cuja energia mecânica é feita através da expansão do vapor de água.
     As maquina a vapor possuem êmbolos que se deslocam e se movimentam através da pressão adquirida pelo vapor de água, com, por exemplo, de grandes potencias.  Esse vapor de água, também pode ser empregado em potentes locomotivas, gigantescos transatlânticos e muitas outras maquinas que são comandadas por este vapor.
    Os navios a vapor passaram a oferecer alem de transportes Econômicos e seguros, também muito rápidos.

Como funciona a maquina a vapor

*Através da imagem abaixo podemos observar que:









A válvula corrediça é responsável por permitir que o vapor em alta pressão entre em qualquer lado do cilindro. A haste de comando da válvula é geralmente conectada a uma ligação com a cruzeta, de modo que seu movimento faça a válvula funcionar deslizando.
    A maquina a vapor não cria energia, utiliza o vapor para a energia produzir calor liberada pela queima de combustível em movimentos de rotação e movimento alternando. Uma máquina a vapor possui uma fornalha (parte da maquina onde arde combustível), na qual se queimam carvão, óleo, madeira e outros combustíveis para produzir calor. Uma maquina a vapor possuía caldeira (recipiente de metal que aquece água produzindo vapor).


*Veja a imagem a seguir:








Revolução Industrial

      A Revolução propriamente dita isto é a do século XVII e XIX que caracteriza na metalurgia pela introdução do combustível que se obtém pela redução do carvão de pedra em vaso fechado e utilização da maquina a vapor da mineração e na laminação (chapa fina de metal), antes o vapor era somente utilizado em barcos mercantil, navio, trens, etc.
     Na indústria têxtil houve a invenção de maquinas, ora no setor da fiação,ora no setor de tecelagem utilizando algumas já o vapor ,alem de novos métodos e matérias que iam sendo utilizados.
      Posteriormente, houve uma nova revolução industrial, depois da 2°Guerra Mundial (século XX) em que a maquina a vapor foram sendo substituídas pela fabricação de mercadorias por maquinas movidas por energia de fontes naturais.

História

    Herão matemático e físico que viveu na Alexandria, Egito, descreveu a primeira maquina a vapor conhecida em 120 a.C. Entretanto a maquina não realizava nenhum trabalho útil.
     Dênis Papin, físico francês, expôs em 1690 uma idéia que se constituiu o ponto de partida para aqueles que inventaram a maquina a vapor.
    Em 1698 Thomas Savery, mecânico inglês patenteou a primeira maquina a vapor realmente útil.
     Em 1712 Thomas Newcomen e James Watt fizeram grandes melhorias nas maquinas a vapores.


Fontes
Internet:


Livros:

Enciclopédia Barsa volume 12 página 64 e volume 9 página 347

Imagens: